No sábado (11) o Hemocentro de Goiás estaciona sua unidade móvel no Hospital de Urgências de Trindade. Vem coletar sangue para o estoque estadual que vem caindo desde o início das medidas de isolamento. A parceria com o Hutrin é uma garantia a mais para os doadores, que estarão sendo recebidos por meio de agendamento prévio feito por telefone do hospital. “A pessoa liga, agenda seu horário entre as 8 da manhã e às 4 da tarde e no dia combinado vai fazer uma boa ação sem risco de estar num lugar cheio de gente”, explica Getro de Oliveira Pádua, diretor do hospital.

Evitar aglomerações é uma medida preventiva contra o Covid-19. O vírus, que alterou o dia a dia de todos, também exigiu alterações no protocolo da doação. O ônibus que tem capacidade para fazer 120 procedimentos por dia hoje só faz a metade, para evitar ao máximo a proximidade entre as pessoas. Cuidados com a higiene também foram intensificados e no hospital há álcool gel à disposição para todos os atendimentos.

O processo de doação inclui uma entrevista previa e o procedimento em si, que dura cerca de 20 minutos. Cada pessoa doa em média 400 ml de sangue.

Quem pode doar

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento (com foto) válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Recomendação do Ministério da Saúde

Uma nota técnica do Ministério da Saúde orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas. Além disso, todos os doadores passam por uma criteriosa triagem que verifica se o candidato está apto para fazer a doação de sangue.