Os colaboradores do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) receberam nessa semana máscaras de tecido para usarem fora do hospital. Foram confeccionadas 250 máscaras para atender a todos: os contratados CLTs e os terceirizados. “Dentro do HUTRIN temos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e fora dele têm as máscaras de tecido recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS) para todas as saídas”, explica Ângela Chagas, do RH.

A gestora conta que a ação faz parte do programa Jeito IMED de Atender. Foi justamente no módulo de treinamento sobre proteção individual que elas foram distribuídas. Durante o workshop os profissionais revisaram os protocolos de segurança e viram vídeos feitos pelos colegas sobre a forma certa de se paramentar e desparamentar – que é o nome usado pela equipe de saúde para colocar e tirar as roupas de proteção: luvas (2 pares), capote, avental descartável, proteção para rosto, máscara, óculos e touca.

“Cuidar com respeito é o lema do IMED, por isso, colocamos sempre em primeiro lugar a segurança das nossas equipes e pacientes”, enfatiza Ângela, lembrando que o hospital aumentou o número de dispensadores de álcool 70% e orienta todos a usarem máscaras e manterem o isolamento social como forma de prevenção ao coronavírus.

A máscara reutilizável é para ser usada nas saídas necessárias, como ir ao supermercado, farmácia, padaria, transporte público. É um cuidado a mais para evitar o Covid-19 e não descarta as medidas preventivas de higiene. Lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool 70%, distanciamento social e não compartilhar objetos pessoais. São as principais recomendações para evitar a contaminação.

Jeito IMED de atender

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), que administra Hutrin, tem um jeito próprio de atender, que passa pela valorização das relações pessoais. Para implementar essa política de respeito e cuidado há um programa anual de capacitação: o Jeito IMED de Atender. São módulos de  treinamentos mensais com foco na liderança e no desenvolvimento dos profissionais que fazem da gestão um sucesso entre os usuários e colaboradores.